quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dia do Trabalhador

Nesse fim de semana li três textos que mudaram o rumo dos meus slides! Como é difícil ser concisa e reformular o que já está pronto. Enfim, identifiquei-me mais com o texto da Dilma Figueredo que trata dos "Aspectos interculturales y enseñanza de E/LE" porque concordo que 'a pedagogia de línguas sob a perspectiva da interculturalidade seja para promover a integração e cooperação e que não haja valoração de uma cultura em detrimento da outra, mas que haja reciprocidade e compreensão das diferanças' (tradução minha,pág 2).
Este texto vai ao encontro  dos PCNs e das OCNs, pois em ambos documentos, a pedagogia de línguas extrangeira vem de uma perspectiva social, em que o conhecimento é construído através da interação entre os sujeitos.
Depois li "Diversidade cultural en la Era de la Globalización", texto de vestibular retirado da http://www2.santillana.com.br/vestibulares/santillana/teste.asp?regiao=Sul&id=42 e pensei trabalhar esse texto com meus alunos para introduzir o questionário piloto.
O terceiro texto foi interessaante tb porque reflexionei minhas atitudes como professora, colocando-me no lugar da autora do seguinte artigo " El profesor-investigador: un sueño que puede hacerse realidad".
Estou começando o livro do Paulo Freire: "Pedagogia da Autonomia",estou gostando muito porque  ele afirma que o preparo científico do professor ou da professora deve coincidir com sua retidão ética.

Publicado em: 2 de maio de 2011 às 0:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário